A prática regular de atividades físicas vem acompanhada de benefícios que se manifestam sob todos os aspectos no organismo. No caso da criança, obtêm-se melhoras significativas, inclusive no aspecto cognitivo, podendo ajudar no desenvolvimento das habilidades psicomotoras, raciocínio, velocidade de reação, convívio social, disposição e saúde de um modo geral, melhorando, assim, a sua qualidade de vida.
O CEFA oferece atividades extraclasse opcionais dentro do próprio turno para as turmas da educação infantil e no contra turno para as turmas de Ensino Fundamental.
Todas as atividades são desenvolvidas de forma prazerosa e de acordo com a faixa etária de cada grupo.
São atividades oferecidas desde a Educação Infantil.
Natação
A natação traz para a criança inúmeros benefícios como melhora do sistema imunológico, ajuda no quesito sobrevivência se familiarizando com o meio aquático, favorece as noites de sono mais tranquilas pelo gasto de energia do corpo, ajuda a acelerar o metabolismo, o que pode aumentar a fome. Desenvolve a sensação de superação, o que é muito bom para autoestima. A natação é um esporte de baixo impacto e que desenvolve a capacidade respiratória e a circulação sanguínea
Judô
O judô foi apontado pela UNESCO como o melhor esporte para a formação inicial de crianças e jovens. A prática desse esporte olímpico, permite o aprimoramento de diversos aspectos psicomotores como localização espacial, perspectiva, lateralidade, além de melhorar a disciplina, concentração, saúde e proporcionar autoestima.
Dança
A dança em qualquer estilo também é muito recomendada para crianças e pode ser praticada desde muito cedo.
Além de ser uma atividade completa, desenvolve o gosto pela música permite que os dançarinos se expressem artisticamente. Estimula a imaginação, ensina disciplina pessoal e respeito mútuo, ajuda a trabalhar a timidez, a conhecer melhor o próprio corpo, a se colocar na postura correta e a respirar.
Capoeira
A capoeira busca proporcionar aos alunos lazer, cultura e espírito de grupo, desenvolvendo, com isso, de forma integrada, a flexibilidade, o equilíbrio, a resistência física, a potência muscular, o ritmo, a coragem e a criatividade, melhorando a qualidade de vida no aspecto sociocultural e também de musicalização.